Atividade


  • Tema central da atividade educacional
Convergência das Mídias: aborda o conteúdo numa perspectiva tecnológica e pedagógica, onde o tema principal é trabalhado de formas a proporcionar o aprendizado sobre os recursos da web e a sua prática pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem.

  • Objetivos de aprendizagem
O objetivo da atividade pretende levar o docente a reconhecer os conceitos sobre mídias, interatividade, autoria, cibercultura e hipermídia. Além das características e potencialidades pedagógicas a serem desenvolvidas através de um projeto em sala de aula.

  • Segmento de ensino e séries envolvidas
A atividade esta voltada para professores, e provoca além do aprendizado, a reflexão sobre o uso das ferramentas em sua prática diária, seja no ensino fundamental, médio, superior e profissionalizante.

  • Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas
Fórum, biblioteca, email

  • Metodologia de aplicação
Como metodologia de aplicação a atividade propõem uma reflexão as perguntas pré-fixadas para nortear os trabalhos. Propõe também participação e postagem no fórum, interação com a postagem dos demais cursistas, realização de questionário de pesquisa, tabulação e publicação dos resultados da pesquisa na biblioteca do curso. 

  • Forma de Avaliação
A avaliação leva em consideração a realização das atividades propostas e a participação ativa em todos os processos estabelecidos.

  • Cronograma
A Etapa 1 está dividida em 3 atividades.

  • Aplicação da atividade
Atividade 1: Esta atividade pretende que o aluno contribua no Fórum intitulado “Vivendo sob a Convergência”, inserindo seu comentário e comentando as questões de seus colegas.

O aluno(professor) deverá:
1 - Acessar a ferramenta Fórum, localizar o Fórum intitulado Etapa 1 - Vivendo sob a convergência e escrever uma nova mensagem para os demais cursistas.
2 - Navegar pelas participações dos demais cursistas e comentar algum aspecto que lhe chamou a atenção ou com o qual tenha se identificado.

Atividade 2: Esta atividade objetiva conhecer  a relação das pessoas com os dispositivos móveis, em especial sobre o uso do aparelho celular  em seu dia-a-dia.

O aluno(professor) deverá:
1 - Elaborar um questionário e distribuir para o grupo de trabalho. Este questionário pode ser desenvolvido individualmente ou mesmo pelo grupo de alunos aos quais irá investigar.
2 - Registrar o resultado da investigação em um documento.
3 - Publicar seu documento na Biblioteca em Material de aluno na data agendada pelo professor tutor.
Tema -  Vivendo sob a Convergência.
Subtema -  Investigação sobre o perfil do aluno.
Não se esqueça de colocar seu nome no arquivo, dessa forma facilitará a identificação.
Exemplo: Etapa1ativ2francisco.xxx

Atividade 3: Nesta atividade o aluno deverá refletir sobre as perguntas preestabelecidas e:

1 - Acessar a ferramenta Fórum.
2 - Localizar o Fórum intitulado Etapa 1 – Autor e autoria.
3 - Escrever uma nova mensagem e navegar pelas participações dos demais cursistas e comentar algum aspecto que lhe chamou a atenção ou com o qual você se identificou.

Observação: Como sugestão, além da utilização das ferramentas Fórum, Biblioteca e Email, atendendo a tarefa 4, as atividades podem ser realizadas em  grupo, utilizando o Google docs para realização dos trabalhos, elaboração e aplicação de questionário e compartilhamento com os demais grupos.

  • Material de apoio: referências bibliográficas, sites da internet, etc.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologias digitais na educação: o futuro é hoje. In: 5º Encontro de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação: V E-TIC. Rio de Janeiro, Universidade Estácio de Sá, 2007.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. São Paulo: Jorge Zahar Editora, 2004.
BASSO, Maria Aparecida José. Pedagogia digital na convergência do suporte “e” da educação: Uma proposta de modelo para logística de negócios sob demanda. 2003. (Doutorado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
CASTRO, Cosette Espindola de. A convergência digital e os atores sociais – um panorama das iniciativas brasileiras. Anais V ELEPICC-Encontro Latino-Americano de Economia Política da Informação. Salvador, UFBA, 2005.
HOUAISS, A. & VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
KENSKI, Vani. M. Múltiplas linguagens na escola. In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP & A, 2a ed., 2001.
LEMOS, André. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interafaces digitais. In: Tendências XXI, Lisboa, 1997. Disponível: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interativo.pdf (consultado em 12.12.2008)
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARASCHIN, Cleci. Educação, tecnologias e seus enlaces. In: Salto para o Futuro. Série Educação, tecnologias e suas linguagens. TV E Brasil, Secretaria de Educação a Distância. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/itlr/tetxt3.htm (consulta realizada em 10.10.2008)
PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1972.
PELLANDA, Eduardo Campos. Convergência de mídias potencializada pela mobilidade e um novo processo de pensamento. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte, PUC, 2003.
PICANÇO Alessandra de Assis; LAGO, Andréa Ferreira; BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca; LIMA, Sidnei Álvaro de Almeida; HETKOWSKI, Tânia Maria. Conversando sobre interatividade. Salvador: UFBA, Grupo de Educação e Comunicação/NEPEC/FACED/UFBA, s/d. Disponível em: http://www.faced.ufba.br/~dept02/sala_interativa/texto_grupo.html
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo, Paulus, 2004.
SILVEIRA, Sergio Amadeu da. O conceito de “commons” e a cibercultura. São Paulo. Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero, 2006. Disponível em: <http://won.incubadora.fapesp.br/portal/materiais/CONCEITO-DE-COMMONS-E-A-CIBERCULTURA.pdf>
THURLER, Larriza. Novas tecnologias e interatividade – Uma análise da participação do espectador com a convergência da TV e Internet. Anais do X Simpósio de Pesquisa em Comunicação da Região Sudeste – SIPEC, Rio de Janeiro, UERJ, 2004.

PÁGINAS CONSULTADAS NA WEB
http://lite.fae.unicamp.br/sapiens/interatividade.htm
http://odragaodesaojorge.blogspot.com/2005/06/o-folhetim.html




  • Referências bibliográficas:
Como utilizar as ferramentas da Web 2.0 na prática docente? Curso Formação Continuada em Tecnologia Educacional na WEB. CECIERJ. Disponível em: http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/file.php/95/Semana3/semana03_txtbase.html, Acesso em: 20 mai 2012.
FICHMANN, Sílvia. Escolas Conectadas: Reflexões sobre o uso de tecnologias para potencializar processo educacionais

RIBEIRO, Adriano Carlos; SCHONS, Cláudio Henrique. A contribuição da Web 2.0 nos sistemas de educação online

BELINE, Willian; MENTA, Eziquiel; SALVI, Rosana Figueiredo. Ferramentas de Comunicação e Software Livre: Inclusão Digital em Escolas Públicas do Paraná.

CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. A Web 2.0, Educação a Distância e o Conceito de Aprendizagem Colaborativa na Formação de Professores.

O uso pedagógico do Google Docs. Material apresentado no curso de Formação Continuada em Tecnologias Educacionais Web, Extensão CECIERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário