- Tema central da atividade educacional
Convergência das
Mídias: aborda o conteúdo numa perspectiva tecnológica e pedagógica, onde o
tema principal é trabalhado de formas a proporcionar o aprendizado sobre os
recursos da web e a sua prática pedagógica nos processos de ensino e
aprendizagem.
- Objetivos de aprendizagem
O objetivo da
atividade pretende levar o docente a reconhecer os conceitos sobre mídias,
interatividade, autoria, cibercultura e hipermídia. Além das características e
potencialidades pedagógicas a serem desenvolvidas através de um projeto em sala
de aula.
- Segmento de ensino e séries envolvidas
A atividade esta
voltada para professores, e provoca além do aprendizado, a reflexão sobre o uso
das ferramentas em sua prática diária, seja no ensino fundamental, médio,
superior e profissionalizante.
- Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas
Fórum, biblioteca, email
- Metodologia de aplicação
Como metodologia
de aplicação a atividade propõem uma reflexão as perguntas pré-fixadas para
nortear os trabalhos. Propõe também participação e postagem no fórum, interação
com a postagem dos demais cursistas, realização de questionário de pesquisa,
tabulação e publicação dos resultados da pesquisa na biblioteca do curso.
- Forma de Avaliação
A avaliação leva em consideração a realização das
atividades propostas e a participação ativa em todos os processos
estabelecidos.
- Cronograma
A Etapa 1 está dividida em 3 atividades.
- Aplicação da atividade
Atividade 1: Esta atividade
pretende que o aluno contribua no Fórum intitulado “Vivendo sob a
Convergência”, inserindo seu comentário e comentando as questões de
seus colegas.
O aluno(professor) deverá:
1 - Acessar a ferramenta Fórum, localizar o Fórum intitulado Etapa
1 - Vivendo sob a convergência e escrever uma nova mensagem para os demais
cursistas.
2 - Navegar pelas participações dos demais cursistas e comentar algum
aspecto que lhe chamou a atenção ou com o qual tenha se identificado.
Atividade 2: Esta atividade objetiva conhecer
a relação das pessoas com os dispositivos móveis, em especial sobre o uso
do aparelho celular em seu dia-a-dia.
O aluno(professor) deverá:
1 - Elaborar um questionário e distribuir para o grupo
de trabalho. Este questionário pode ser desenvolvido individualmente ou mesmo
pelo grupo de alunos aos quais irá investigar.
2 - Registrar o resultado da investigação em um documento.
3 - Publicar seu documento na Biblioteca em Material de aluno na
data agendada pelo professor tutor.
Tema - Vivendo sob a Convergência.
Subtema - Investigação sobre o perfil do aluno.
Não se esqueça de colocar seu nome no arquivo, dessa forma facilitará a
identificação.
Exemplo: Etapa1ativ2francisco.xxx
Atividade
3: Nesta atividade o aluno deverá refletir sobre
as perguntas preestabelecidas e:
1 - Acessar a
ferramenta Fórum.
2 - Localizar o
Fórum intitulado Etapa 1 – Autor e autoria.
3 - Escrever uma
nova mensagem e navegar pelas participações dos demais cursistas e comentar
algum aspecto que lhe chamou a atenção ou com o qual você se identificou.
Observação: Como sugestão, além da utilização das ferramentas
Fórum, Biblioteca e Email, atendendo a tarefa 4, as atividades podem ser
realizadas em grupo, utilizando o Google
docs para realização dos trabalhos, elaboração e aplicação de questionário e
compartilhamento com os demais grupos.
- Material de apoio: referências bibliográficas, sites da internet, etc.
ALMEIDA,
Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologias digitais na educação: o futuro é hoje.
In: 5º Encontro de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação: V E-TIC.
Rio de Janeiro, Universidade Estácio de Sá, 2007.
BRIGGS,
Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. São
Paulo: Jorge Zahar Editora, 2004.
BASSO,
Maria Aparecida José. Pedagogia digital na convergência do suporte “e” da
educação: Uma proposta de modelo para logística de negócios sob demanda. 2003.
(Doutorado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia
de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
CASTRO,
Cosette Espindola de. A convergência digital e os atores sociais – um panorama
das iniciativas brasileiras. Anais V ELEPICC-Encontro Latino-Americano de
Economia Política da Informação. Salvador, UFBA, 2005.
HOUAISS,
A. & VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro:
Objetiva, 2001.
KENSKI,
Vani. M. Múltiplas linguagens na escola. In: Linguagens, espaços e tempos no
ensinar e aprender. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).
Rio de Janeiro: DP & A, 2a ed., 2001.
LEMOS,
André. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e
interafaces digitais. In: Tendências XXI, Lisboa, 1997. Disponível:
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interativo.pdf (consultado em
12.12.2008)
LÉVY,
Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARASCHIN,
Cleci. Educação, tecnologias e seus enlaces. In: Salto para o Futuro. Série
Educação, tecnologias e suas linguagens. TV E Brasil, Secretaria de Educação a
Distância. Disponível em:
http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/itlr/tetxt3.htm (consulta realizada
em 10.10.2008)
PIAGET,
Jean. A Epistemologia Genética. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1972.
PELLANDA,
Eduardo Campos. Convergência de mídias potencializada pela mobilidade e um novo
processo de pensamento. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da
Comunicação, Belo Horizonte, PUC, 2003.
PICANÇO
Alessandra de Assis; LAGO, Andréa Ferreira; BONILLA, Maria Helena Silveira;
PRETTO, Nelson De Luca; LIMA, Sidnei Álvaro de Almeida; HETKOWSKI, Tânia Maria.
Conversando sobre interatividade. Salvador: UFBA, Grupo de Educação e
Comunicação/NEPEC/FACED/UFBA, s/d. Disponível em:
http://www.faced.ufba.br/~dept02/sala_interativa/texto_grupo.html
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço. O perfil
cognitivo do leitor imersivo. São Paulo, Paulus, 2004.
SILVEIRA,
Sergio Amadeu da. O conceito de “commons” e a cibercultura. São Paulo.
Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero, 2006. Disponível em:
<http://won.incubadora.fapesp.br/portal/materiais/CONCEITO-DE-COMMONS-E-A-CIBERCULTURA.pdf>
THURLER,
Larriza. Novas tecnologias e interatividade – Uma análise da participação do
espectador com a convergência da TV e Internet. Anais do X Simpósio de Pesquisa
em Comunicação da Região Sudeste – SIPEC, Rio de Janeiro, UERJ, 2004.
PÁGINAS CONSULTADAS NA WEB
http://lite.fae.unicamp.br/sapiens/interatividade.htm
http://odragaodesaojorge.blogspot.com/2005/06/o-folhetim.html
- Referências bibliográficas:
Como utilizar as ferramentas da Web 2.0 na prática
docente? Curso Formação Continuada em Tecnologia Educacional na WEB. CECIERJ. Disponível em: http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/file.php/95/Semana3/semana03_txtbase.html,
Acesso em: 20 mai 2012.
FICHMANN, Sílvia.
Escolas Conectadas: Reflexões sobre o uso de tecnologias para potencializar
processo educacionais
RIBEIRO, Adriano Carlos; SCHONS, Cláudio
Henrique. A contribuição da Web 2.0 nos sistemas de educação online
BELINE, Willian; MENTA, Eziquiel; SALVI,
Rosana Figueiredo. Ferramentas de Comunicação e Software Livre: Inclusão
Digital em Escolas Públicas do Paraná.
CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. A Web 2.0,
Educação a Distância e o Conceito de Aprendizagem Colaborativa na Formação de
Professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário